Postado em 27 de Maio às 13h49

Dia Nacional da Mata Atlântica!

Notícias (51)

A data faz referência a 27 de maio de 1560, quando o Padre Anchieta assinou a Carta de São Vicente, documento no qual descreveu, pela primeira vez, a biodiversidade das florestas tropicais nas Américas.


O bioma abrange as maiores cidades do país, onde moram mais de 120 milhões de pessoas. Além disso, estima-se que existam cerca de 20 mil espécies vegetais na Mata Atlântica, incluindo diversas espécies endêmicas e ameaçadas de extinção. Em relação à fauna, o bioma abriga, aproximadamente, 850 espécies de aves, 370 de anfíbios, 200 de répteis, 270 de mamíferos e 350 de peixes.


Você sabia que, por causa da grande biodiversidade e dos seus serviços ecossistêmicos, a Mata Atlântica tem a capacidade de nos proteger dos efeitos negativos da mudança do clima por meio de uma estratégia de adaptação?


O Projeto Mata Ciliar em parceria com a CASAN, desenvolve atividades utilizando a abordagem da educação ambiental e a recuperação de áreas degradadas em APPs (Áreas de Preservação Permanentes). O projeto já recuperou aproximadamente 300 hectares do bioma Mata atlântica, protegendo, assim, as pessoas desses efeitos negativos, como enchentes, secas prolongadas, deslizamentos, entre outros.


Feliz Dia da Mata Atlântica!



FONTE: MMA,2020






 

Imagens: Antes (2012) e depois (2015), Fonte: Consórcio Iberê

  • Consórcio Iberê -
  • Consórcio Iberê -

Veja também

Parceria com Consórcio Iberê é destaque na Revista Sanear08/10/15 A última edição da Revista Sanear, da Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (AESBE), destaca o projeto de recuperação de matas ciliares desenvolvido em parceria entre CASAN e Consórcio Iberê, entre outras instituições. Aumento de disponibilidade de água, contenção da erosão das margens......

Voltar para Notícias