Postado em 20 de Maio de 2016 às 11h29

Municípios do Oeste buscam soluções sustentáveis para o lixo

Notícias (72)



Prefeitos dos municípios que fazem parte do Consórcio Iberê se reuniram nesta semana no Gabinete do Prefeito de Chapecó, Luciano Buligon. O assunto em pauta foi a gestão dos resíduos sólidos urbanos nos sete municípios consorciados: Chapecó, Caxambú do Sul, Cordilheira Alta, Planalto Alegre, Guatambú, Águas de Chapecó e São Carlos.

A ideia é elaborar um estudo de viabilidade para identificar a melhor tecnologia que proporcione resultados como: investir menos, causar o menor impacto possível ao meio ambiente e, futuramente, até gerar renda com o aproveitamento dos resíduos para abater nos custos. O primeiro passo foi dado com a elaboração do Plano de Resíduos Sólidos nos Municípios, construído com a participação popular.

- Já concluímos e sancionamos o Plano, construído a muitas mãos. Cada município desenvolveu o seu trabalho e vem cumprindo metas. Chegou o momento de ir além, estudar rotas tecnológicas e identificar a melhor prática a ser aplicada na região. Na Europa, Japão e Estados Unidos, por exemplo, existem bons mecanismos que podem ser aplicados aqui - complementou o Prefeito de Chapecó.

A gestão dos resíduos sólidos urbanos aliada aos princípios de sustentabilidade é um tema amplamente discutido atualmente em função da quantidade excessiva de resíduos gerados. Nos países desenvolvidos, o fomento às tecnologias de reaproveitamento que transformam os resíduos em matéria-prima, como a reciclagem, por exemplo, e as tecnologias que focam na redução da quantidade de material aterrado, como a incineração, têm sido utilizadas.

Aqui na região, o objetivo é que o trabalho possa ser desenvolvido de forma coletiva, entre todos os municípios do Consórcio, e que se encontre uma alternativa que atenda à Política Nacional de Resíduos Sólidos e as necessidades dos municípios, nos aspectos ambiental, social e econômico. Segundo a Conselheira Executiva do Consórcio Iberê, Silvia Valdez, Usinas de compostagem, de fabricação de energia ou de matéria-prima para a construção civil, são exemplos que podem ser viáveis.

No encontro, os Prefeitos presentes manifestaram a intenção em fazer parte do projeto. Agora, a equipe técnica do Consórcio Iberê irá formalizar o interesse dos Municípios, por meio de um Protocolo de Intenções.

- Após a criação da Rede, formada pelos Municípios interessados, vamos estruturar os grupos de trabalho e de sustentação com profissionais, entidades e demais interessados para iniciar efetivamente o estudo de viabilidade da melhor alternativa para os municípios consorciados - concluiu, Silvia Valdez.

 

Por: Andressa Nascimento
http://tudosobrechapeco.net/index.php/desc_noticias/municipios_do_oeste_buscam_solucoes_sustentaveis_para_o_lixo

Foto: Assessoria Prefeitura de Chapecó

  • Consórcio Iberê -

Veja também

Iberê 2016: Projeto de recuperação, recomposição, preservação e manutenção de matas ciliares01/04/16 O projeto de recuperação, recomposição, preservação e manutenção das matas ciliares - CASAN 2016 manteve a sequencia dos trabalhos implantados desde o Projeto CASAN 2012. Esse ano, serão 16 propriedades beneficiadas com o Projeto Mata Ciliar CASAN, em parceria com o Consórcio Iberê e Prefeitura Municipal de São Carlos, sendo que......
CASAN conquista prêmio ambiental Fritz Müller28/09/17O Projeto Iberê de recuperação da mata ciliar no Oeste do Estado conquistou o prêmio Fritz Müller da Fundação de Meio Ambiente (FATMA). O projeto financiado pel Esta é a terceira premiação deste projeto que foi criado em 2006 por meio de parceria entre a CASAN, financiadora do projeto, e o Consórcio Iberê, composto por sete municípios da Bacia Hidrográfica do Rio......

Voltar para Notícias