Postado em 22 de Março às 10h40

22 de março dia mundial da água

Notícias (69)
Consórcio Iberê      Comemorado pela primeira vez em 1993 a data de 22 de março foi instituída em 1992 na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento realizada no Rio...

     Comemorado pela primeira vez em 1993 a data de 22 de março foi instituída em 1992 na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento realizada no Rio de Janeiro, no evento que ficou conhecido como Rio-92 e tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre a importância da água como também as formar de preservar e conservar os recursos hídricos.
    O Consórcio Intermunicipal de Gerenciamento Ambiental (Consórcio Iberê) abrange sete municípios (Águas de Chapecó, Caxambu do Sul, Chapecó, Cordilheira Alta, Guatambu, Planalto Alegre e São Carlos) da bacia hidrográfica dos rios Chapecó/Irani e bacias contíguas, preocupado com a preservação ambiental das Áreas de Preservação Permanente (APP) de nascentes e cursos d’água, desde 2004 trabalha o “Projeto de Proteção e Recuperação das Matas Ciliares”, em parceria com entidades que possibilitam adquirir materiais para confecção de cercas, que servem de isolamento das APP de nascentes e cursos d’água. Os produtores rurais beneficiados, ficam responsáveis pela instalação e manutenção das cercas.
    O principal objetivo do isolamento das áreas com cercas, é evitar o acesso de animais nas APP, permitindo que a vegetação se reestabeleça mais rapidamente. As faixas obrigatórias de isolamento seguem as recomendações da legislação ambiental. A prioridade do projeto é atender as microbacias hidrográficas, que possuem cursos d’água e nascentes destinados ao abastecimento público.
    O projeto até o momento atendeu 499 famílias, contando com o apoio financeiro, captados através de projetos, resultando em 353,25 hectares de áreas de preservação permanente isoladas, mantendo a função produtiva das propriedades. Através do projeto utilizando a Educação Ambiental como estratégia é possível modificar atitudes, desenvolver habilidades, contribuir para a melhoria ambiental e qualidade de vida a partir do momento em que cada ator assume suas responsabilidades e se torna o protagonista da preservação ambiental.
    Os recursos humanos são disponibilizados pelos municípios consorciados, equipe técnica do Consórcio Iberê e parceiros (Epagri (Empresa de pesquisa agropecuária de extensão rural de Santa Catarina, Policia Militar Ambiental (PMA), Instituto de Meio Ambiente de Santa Catariana (IMA), e o Ministério Público de Santa Catarina (Comarca Chapecó).Recursos financeiros provém de captação de recursos através de projetos apoiados pelos seguintes parceiros: Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (CASAN), Instituto do Meio Ambiente de Santa Catariana (IMA), Fundo de Bens Lesados e Fundo de Meio Ambiente de Chapecó.
    A proposta de recuperação e proteção de nascentes e cursos d’água se enquadram nos ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável) da qual o Consórcio Iberê é signatário juntamente com outras instituições, no objetivo 6: Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todas e todos, ODS 15 - Vida terrestre e no ODS 17 - Parcerias e meios de implementação.
    O trabalho realizado tem colaborado para a melhoria na qualidade e quantidade da água nas microbacias hidrográficas trabalhadas, além de contribuir para a regularização ambiental das propriedades.

  • Consórcio Iberê -
  • Consórcio Iberê -
  • Consórcio Iberê -
  • Consórcio Iberê -

Veja também

Coordenadoras do Iberê falam sobre campanha em Águas de Chapecó e São Carlos06/10/15 Em entrevista a Tropical FM na manhã desta terça-feira, dia 29, as coordenadoras do Projeto Iberê e integrantes do setor de agricultura, Graciele Klaus de São Carlos, (d) e Taíz Schuster de Águas de Chapecó (c) falaram sobre uma campanha de recolha e coleta de materiais e resíduos eletrônicos, marcada para sexta-feira, dia 2, nos dois......
PALESTRA SOBRE MEIO AMBIENTE REÚNE CENTENA DE ALUNOS 09/06/17 Aconteceu na tarde da quarta-feira dia 07 de junho, no auditório do Instituto Federal de Santa Catarina– IFSC – de São Carlos mais um evento alusivo a semana do meio ambiente. Promovido pela a Epagri e Secretaria Municipal de......
Dia Nacional da Mata Atlântica!27/05/20 A data faz referência a 27 de maio de 1560, quando o Padre Anchieta assinou a Carta de São Vicente, documento no qual descreveu, pela primeira vez, a biodiversidade das florestas tropicais nas Américas. O bioma abrange as maiores......

Voltar para Notícias