Postado em 25 de Junho de 2018 às 16h02

MuniCiência: Projetos inovadores são premiados durante a Marcha

A premiação para as iniciativas mais inovadoras do projeto MuniCiência ocorreu na tarde desta quarta-feira, 23 de maio, durante a XXI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. O Prêmio é uma parceria da Confederação Nacional de Municípios (CNM) com a União Europeia.

Em primeiro lugar, ficou o Programa Santa Clara Tem Valor, do Município de Santa Clara do Sul (RS), que tem o intuito principal de fortalecer a economia do Município incentivando os setores da indústria, comércio e serviços a se profissionalizarem e agregarem valor a seus negócios, garantindo aumento nas receitas e maior retorno ao Executivo. O programa recebeu 2778 votos.

O Programa de Protagonismo Juvenil – PPJ, do Município de Guarjão (PE), conquistou o segundo lugar, com 2741 votos. A iniciativa tem o propósito de fomentar um programa com componentes curriculares interdependentes e complementares, objetivando a formação básica dos jovens, desenvolvendo competências e habilidades, incluindo valores socioculturais e preparando-os para o mercado de trabalho.

Programa Estou Presente Professor, do Município de São Bento do Uma (PE), recebeu 1781, alcançando o terceiro lugar. O programa promove ações em parceria com a escola para a redução da evasão e baixa frequência escola, além de firmar ações articuladas com as demais secretarias municipais, igrejas, Ministério Público, Conselho Tutelar e Conselho da Criança e do Adolescente, com o propósito de garantir assistência às famílias dos estudantes com baixa frequência e/ou evadidos, bem como, àqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade.

Em quarto, o projeto Sistema Alternativo de Tratamento de Água para Consumo Humano - Salta-Z, Para Comunidade Ribeirinha, do Município de Abaetetuba (PA) visa diagnosticar a real necessidade das comunidades locais e busca soluções a serem implementadas para o provimento de água potável de qualidade, além do desenvolvimento de ações conjuntas à implementação de Apoio ao Controle da Qualidade da Água para o consumo Humano - ACQA na comunidade de Maracapucu Caría, área ribeirinha da cidade de Abaetetuba (PA).

O Projeto Arte na Parada, do Município de Rio Grande (RS), ficou em quinto lugar com a iniciativa que busca democratizar a cultura e humanizar os espaços públicos, utilizando a arte como instrumento para valorizar as belezas da cidade, além de evitar o vandalismo e promover atividades de integração e inclusão sociocultural, por meio de intervenções em graffiti nos abrigos para passageiros dos ônibus urbanos, beneficiando diretamente os usuarios do transporte coletivo e a comunidade como um todo.

Cerimônia de premiação

O Prêmio MuniCiência – Municípios Inovadores tem o intuito de identificar, analisar, promover e compartilhar experiências inovadoras implementadas nos Municípios. Além de reconhecer a boa gestão, o prêmio objetiva difundir as iniciativas para que sirvam de referência aos demais gestores de todo o território nacional.

Subiram ao palco para a cerimônia, a fundadora do Movimento Mulheres Municipalistas (MMM), Tania Ziulkoski; o consultor da CNM Juarez Henrichs; o ministro Conselheiro Chefe da Sessão de Cooperação da União Europeia no Brasil, Thierry Dudermel; além de representantes dos 15 Municípios finalistas, Abaetetuba(PA), Apucarana(PR), Barcarena(PA), Bom Despacho(MG), Cascavel(PR), Consórcio Iberê(SC), Gurjão(PB), Itabira(MG), Ponta Grossa(PR), Rio Grande(RS), Santa Clara do Sul(RS), Santa Cruz da Esperança(SP), São Bento do Uma(PE), Teresina(PI) e Venâncio Aires(RS).

FONTE: http://municiencia.cnm.org.br/noticias/ler_noticia/54374

  • Consórcio Iberê -

Veja também

Voltar para Notícias