Postado em 28 de Setembro de 2017 às 11h07

CASAN conquista prêmio ambiental Fritz Müller

Notícias (69)

O Projeto Iberê de recuperação da mata ciliar no Oeste do Estado conquistou o prêmio Fritz Müller da Fundação de Meio Ambiente (FATMA). O projeto financiado pel

Esta é a terceira premiação deste projeto que foi criado em 2006 por meio de parceria entre a CASAN, financiadora do projeto, e o Consórcio Iberê, composto por sete municípios da Bacia Hidrográfica do Rio Chapecó-Irani: São Carlos, Águas de Chapecó, Caxambu do Sul, Planalto Alegre, Guatambu, Chapecó e Cordilheira Alta.
Em uma década o Iberê possibilitou a recuperação de 145 hectares de mata ciliar, com a participação direta de 300 famílias e o envolvimento total de aproximadamente 10 mil pessoas. Aumento da disponibilidade de água, contenção da erosão das margens dos riachos, reaparecimento de fauna local e melhoria do trabalho e dos produtos fabricados nas propriedades são alguns dos benefícios citados por famílias que participam do projeto.
“É um trabalho importantíssimo para os mananciais que garantem o abastecimento de água na região e também para a qualidade de vida das famílias”, destaca o diretor-presidente da CASAN, Valter José Gallina.
Em 2012 o projeto recebeu dois reconhecimentos. Pelo Ministério do Meio Ambiente, integrou o livro “Boas Práticas em Educação Ambiental na Agricultura Familiar”, e noPrêmio ANA 2012, foi vencedor na categoria Organismos de Bacia. Em 2015 também recebeu o Selo Verde e o Prêmio Socioambiental Chico Mendes, promovidos pelo Instituto Internacional de Pesquisas e Responsabilidade Socioambiental Chico Mendes (Inpra).
Preservação da cobertura vegetal
Na Bacia Hidrográfica do Rio Chapecó e Irani predominam pequenas propriedades rurais, em grande parte com uso do solo até as margens dos cursos d`água e acesso livre dos animais. Os produtores aderem de forma voluntária para desenvolver ações de preservação da cobertura vegetal às margens dos rios e nascentes.

Uma das ações é a construção de cercas que isolam os animais (grande parte dos agricultores trabalha com bovinocultura leiteira) e a produção agrícola da área a ser restaurada.
Além da CASAN e prefeituras, são parceiros do Consórcio Iberê a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), Policia Ambiental, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e Unochapecó.

Prêmio Fritz Müller
A Fundação do Meio Ambiente (Fatma) divulgou nesta segunda-feira, dia 25 de setembro, as 13 instituições públicas e privadas ganhadoras da 19ª edição do Prêmio Fritz Müller. Outras sete empresas receberão um Certificado por terem projetos de destaque na área ambiental. Neste ano, 70 organizações se inscreveram para participar do prêmio destinado a iniciativas de cuidados com o meio ambiente.
O prêmio leva o nome do ambientalista e padre alemão Johann Friedrich Theodor Müller, que viveu por 45 anos em Blumenau e foi reconhecido mundialmente por seus estudos. A entrega dos troféus e dos certificados será no dia 31 de outubro, no Hotel Majestic.
Os vencedores
Recuperação de Áreas Degradadas - Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (CASAN) - troféu - e Fundação Certi (certificado)
Agricultura Sustentável - ONG Cemear (troféu) e Univali Itajaí (certificado)
Conservação de Insumos de Produção (água) - Whirlpool S.A. Eletrodomésticos
Conservação de Insumos de Produção (energia) - Celesc Geração
Controle de Poluição Atmosférica - Portobello
Educação Ambiental - FCDL/SC (troféu) e EEB Lauro Müller, Blumenau (certificado)
Gestão Ambiental - Hospital Regional Terezinha Gaio, Chapecó
Gestão Socioambiental - Celesc Distribuição (troféu) e Klabin S.A. (certificado)
Instituto de Pesquisa - Instituto Espaço Silvestre (troféu) e Instituto Australis (certificado)
Produto Ecológico - Celulose Irani
Reciclagem - Indaial Papel Embalagens Ltda (troféu) e Netzsch do Brasil Indústria e Comércio Ltda (certificado)
Resíduos Sólidos - Aurora Alimentos (troféu) e MPSC (certificado)
Turismo Ecológico e Sustentável - Costão do Santinho Resort

Gerência de Comunicação Social da CASAN
(48) 3221-5034 | 3221-5035 | 3221-5036

Jornalista Arley Reis DRT/SC 746 | areis@casan.com.br
Jornalista Suzete Antunes DRT/RS 5588 | santunes@casan.com.br
Jornalista Ricardo Stefanelli DRT/RS 5371 | ristefanelli@casan.com.br | (48) 9136-9345
 

  • Consórcio Iberê -

Veja também

22 de março dia Mundial da Água21/03/23 Proposto pela ONU em 1992, o dia da Água é comemorado em 22 de março, com o propósito de celebrar e discutir as questões relacionadas à preservação dos recursos hídricos. O Consórcio Intermunicipal de Gerenciamento Ambiental (Consórcio Iberê) que abrange sete municípios (Águas de Chapecó, Caxambu do Sul,......
19 de setembro dia mundial da limpeza19/09/20          Este ano em decorrência da pandemia o dia Mundial da limpeza será num formato diferente, as ações serão de forma individuais em casa ou na empresa, cada um cuidando do seu quadrado para......

Voltar para Notícias