Postado em 17 de Junho de 2016 às 14h01

COMEMORAÇÃO DOS 10 ANOS DE CONVÊNIO ENTRE CASAN E CONSÓRCIO IBERÊ.

Notícias (55)

Neste mês de junho de 2016 é comemorado 10 anos da execução do projeto de mata ciliar, também direcionado ao uso racional de recursos hídricos. A iniciativa é executada pelo Consórcio Intermunicipal de Gerenciamento Ambiental - Consórcio Iberê e conta com a participação da Companhia Catarinense de Água e Saneamento (CASAN), através de Convênios.
O Projeto é desenvolvido em conformidade com Manual de Orientação para Elaboração de Programas de Proteção e Recuperação de Mananciais visando a Celebração de Convênio, elaborado pela Gerencia de Meio Ambiente da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento – CASAN. Tendo como objetivo desenvolver atividades de preservação ambiental e de recursos hídricos nos mananciais de água utilizados pela CASAN para abastecimento público.
Abrange os municípios pertencentes ao Consórcio Iberê, que compõem uma bacia hidrográfica: Cordilheira Alta, Chapecó, Guatambu, Caxambu do Sul, Planalto Alegre, Águas de Chapecó e São Carlos. Cujo objetivo é a recuperação dos recursos hídricos por meio de planejamento, implantação, execução, manutenção e avaliação, isolamento da mata ciliar apoiado nas leis ambientais e interesse dos agricultores em manter suas propriedades para as próximas gerações.
As ações compreendem atividades de diagnóstico e educação ambiental, por meio de sensibilização, mobilização e capacitação, além de ações relativas ao uso sustentável dos recursos naturais.
No período de 2006-2015, foram obtidos os seguintes resultados: aproximadamente 150 hectares de mata ciliar das bacias hidrográficas dos mananciais Lajeado Tigre, Lajeado São José, Lajeado Dom José e Rio Chapecó foram preservadas, recompostas, recuperadas e estão em fase de manutenção, 291 famílias foram diretamente beneficiadas, com envolvimento de mais de 15 mil pessoas. Mais de 13 mil mudas de árvores nativas e frutíferas foram plantadas, auxiliando na recomposição da vegetação e na atração da fauna local.
A nova etapa do projeto iniciou em 2015 e está em andamento, onde aproximadamente 70 famílias estão sendo beneficiadas e mais 50 hectares de áreas de preservação permanente sendo recuperadas.

 

Fonte: Consórcio Iberê, 2016.

  • Consórcio Iberê -
  • Consórcio Iberê -
  • Consórcio Iberê -
  • Consórcio Iberê -

Veja também

Cordilheira Alta recebe visita de técnicos do Consórcio Iberê 03/02 Na tarde desta quinta-feira (28) o prefeito de Cordilheira Alta, Clodoaldo Briancini, recebeu em seu gabinete representantes do Consórcio Iberê – Consórcio Intermunicipal de Gerenciamento Ambiental. Na reunião foram apresentados alguns dos projetos disponíveis para os municípios consorciados como, por exemplo, Projeto de Preservação,......
3º CICLO DE PALESTRAS “MEIO AMBIENTE EM FOCO”21/03/17 "Um das principais violências que o ser humano comete contra a natureza é a poluição das águas de rios, oceanos, lagos e outras fontes hídricas. Neste Dia Mundial da Água devemos começar a tomar......

Voltar para Notícias