O Consórcio Iberê › Histórico

O que é?

Em 1999 foi fundado o Consórcio Iberê (que em língua indígena significa água limpa), utiliza a bacia hidrográfica como unidade de gestão para planejar, adotar e executar projetos destinados a promover o desenvolvimento sustentável na sua região de abrangência.

O Iberê identifica os problemas ambientais da região, aplica uma metodologia de gerenciamento ambiental participativa, intermunicipal e integrada, compartilhando as responsabilidades, buscando as opções técnicas, de baixo custo, fácil replicabilidade e levando em conta a vivência das pessoas do local.

Na ocasião, mais de 40 profissionais foram capacitados para trabalhar mediante esta metodologia, sendo estes representantes de instituições como Casan, Acic, Cooper Alfa, Prefeituras Municipais, Ceval Alimentos, Amosc, Sadia S/A, Apaco, Adema, entre outros.

Em abril de 1999, através do Fórum de meio Ambiente promovido pela Câmara Municipal de Vereadores de Chapecó, juntamente com o grupo que iniciou tal proposta, com amplo apoio das instituições públicas e privadas, capacitou aproximadamente mais 100 pessoas na metodologia, sendo elaborado um plano de ação para implementá-la na sua área de abrangência: Águas de Chapecó, Caxambu do Sul, Chapecó, Cordilheira Alta, Guatambu, Planalto Alegre e São Carlos.

Foi contratada a consultoria do Eng. Agrônomo Pedro Hidalgo, ex. ministro da agricultura do Chile, no governo de Salvador Allende, com ampla experiência na implantação deste trabalho tanto internacionalmente como no Brasil, a exemplo do Consórcio Quiriri, que abrange os municípios de Campo Alegre, Rio Negrinho e São Bento do Sul, em Santa Catarina.

A participação das prefeituras e respectivos pagamentos foram aprovados pelas Câmaras de vereadores, através de Leis Municipais. Os recursos para confecção de material de divulgação foram obtidos por meio de apoio de empresas privadas e clubes de serviços.

Os recursos humanos que gerenciam e implementam as ações do Consórcio são gentilmente cedidos pelas instituições que apoiam o Consórcio como: Casan, Embrapa, Unoesc, Fundeste, Secretaria de Educação dos governos estaduais e municipais e escolas particulares, Epagri, Prefeituras Municipais, Câmaras de Vereadores e outros incluindo a sociedade civil.

Voltar para O Consórcio Iberê