Postado em 18 de Setembro de 2013 às 11h39

Prêmio ANA

Prêmios (4)

Resolução de Conflito de Uso de Áreas de Preservação Permanente em Pequenas Propriedades Rurais do Oeste de Santa Catarina

DADOS DO PROJETO:

Responsável: Consórcio Intermunicipal de Gerenciamento Ambiental (Consórcio Iberê)
Site:
Telefone: (49) 3323-1889
E-mail: ibere@ibere.org.br
Edição: Prêmio ANA 2012
Categoria: Organismos de Bacia
Cidade/UF: Águas de Chapecó, Caxambu do Sul, Chapecó, Cordilheira Alta, Guatambu, Planalto Alegre e São Carlos/SC
Abrangência: Regional
Fotos do projeto

Objetivo:
Promover o desenvolvimento sustentável, fortalecendo políticas públicas, como a Política Nacional de Recursos Hídricos e o Programa Nacional de Educação Ambiental e Agricultura Familiar, dirimindo conflitos de uso de Áreas de Preservação Permanente na região de abrangência do Consórcio Iberê, por meio de ações que visam à proteção, restauração e preservação das áreas de mata ciliar com intervenções construídas coletivamente, envolvendo as vertentes comunitária e institucional.
Público-alvo:
Agricultores consorciados.
Ações Desenvolvidas:
As ações compreendem atividades de diagnóstico e educação ambiental, as quais são responsáveis pelas etapas de sensibilização, mobilização e capacitação para o uso sustentável dos recursos naturais. A abordagem adotada é ampla, participativa, democrática, coletiva e, acima de tudo, com respeito múltiplo pela natureza e cidadania.

Resultados:
• Os resultados podem ser observados na qualidade do debates, reuniões e fóruns que ocorrem semestralmente. Também são elaborados relatórios de caráter técnico, bem como reportagens e matérias que são veiculadas na mídia. Outro importante meio de apropriação dos resultados é a visitação dos pontos que foram recuperados. São realizados monitoramentos periódicos (após o início da restauração) nos quais se pode observar as mudanças ocorridas.A negociação do conflito de uso de Áreas de Preservação Permanente, trazendo todas as partes interessadas para construir uma agenda comum, é um dos aspectos inovadores.
• A inserção da pesquisa na unidade familiar traz grandes avanços nas metodologias adotadas e promove o aprendizado mútuo de pesquisadores, acadêmicos, técnicos e agricultores. A gestão ambiental na agricultura familiar acrescenta uma nova perspectiva para o desenvolvimento sustentável.
• O uso de árvores nativas da região, como o Cambará (Styrax leprosus), na atração de abelhas aponta para a perspectiva de nova fonte de geração de renda da pequena propriedade.
• A participação de toda a família da unidade de produção no projeto estreita os laços de convívio familiar, cuidado e zelo pelo seu patrimônio.
Principais Números:
Aproximadamente 90 hectares já protegidos, sendo que a propriedade mantém sua função produtiva. O trabalho inclui 300 agricultores e suas famílias de forma direta, 9.420 pessoas envolvidas de forma indireta e o plantio de 12.950 mudas de árvores nativas e nativas-frutíferas.

Contribuição do Prêmio:
O reconhecimento do trabalho, quando feito por instituição com alta credibilidade, como a ANA, potencializa a visibilidade do projeto e possibilita compartilhar a experiência com a sua rede, ampliando o alcance da inicitativa.
Corpos Hídricos:
Lajeado São José, lajeado Tigre, lajeado Pinheiro, lajeado Dom José, lajeado Lacerda, lajeado Jacutinga, lajeado Marcelino e rio Chapecó.
Região Hidrográfica: Região Hidrográfica do Uruguai
Outros Prêmios:
Publicação das Boas Práticas em Educação Ambiental na Agricultura Familiar, em publicação do Ministério do Meio Ambiente.

Faça o download do projeto abaixo:

  • Consórcio Iberê -
  • Consórcio Iberê -
  • Consórcio Iberê -
  • Consórcio Iberê -

Veja também

Presidente do Iberê, prefeito Luciano Buligon, recebe Prêmio Expressão de Ecologia06/09/19 O prefeito de Chapecó, Luciano Buligon, na condição de presidente do Consórcio Intermunicipal de Gerenciamento Ambiental – Iberê, recebeu nesta sexta (30), em Florianópolis, o 26º Prêmio Expressão de Ecologia 2019. Foram inscritos 113 projetos com 23 vencedores. De acordo com Buligon, a premiação reconhece a “parceria, conhecimento......
PRÊMIO MUNICIÊNCIA28/05/18RESULTADO PRÊMIO MUNICIÊNIA É com satisfação que gostaríamos de agradecer à todos que dedicaram um tempinho para Votar no nosso projeto que estava concorrendo ao Prêmio MuniCiência de 2018. Comunicamos que não ficamos entre os 5......
É dia de comemoração 🎉🎉03/05/19 O Consórcio Iberê ganhou o 26º Prêmio Expressão de Ecologia 2019.  Em 2019 foram 113 projetos inscritos e 23 vencedores. Nosso projeto premiado: A parceria, conhecimento científico unido ao do produtor rural,......

Voltar para Notícias