Postado em 01 de Abril de 2016 às 12h48

Iberê 2016: Projeto de recuperação, recomposição, preservação e manutenção de matas ciliares

Notícias (52)

O projeto de recuperação, recomposição, preservação e manutenção das matas ciliares - CASAN 2016 manteve a sequencia dos trabalhos implantados desde o Projeto CASAN 2012.

Esse ano, serão 16 propriedades beneficiadas com o Projeto Mata Ciliar CASAN, em parceria com o Consórcio Iberê e Prefeitura Municipal de São Carlos, sendo que as propriedades beneficiadas estão localizada na Bacia Hidrográfica do Lajeado Marcelino,Aguinhas e Rio Chapecó, afluente que deságua no Rio Chapecó, sendo Casan,o responsável pelo tratamento e distribuição aos municípios de São Carlos e Águas de Chapecó, por isso, é considerado área prioritária para a preservação.

A área trabalhada nesta etapa é relativamente grande com relação à extensão total dos lajeados, porém, nessas áreas a serem preservadas, reflete a degradação encontrada também em outros pontos. Os principais impactos destes lajeados são as atividades agropecuárias e assoreamento, que interfere diretamente na qualidade e quantidade de água existente para o equilíbrio dos processos ecológicos da bacia e para uso da população.

Os lajeados, nas propriedades trabalhadas, apresentam cobertura vegetal, variando em extensão de sua margem, com acesso de animais em alguns pontos dessas propriedades e com alto nível de degradação ambiental.

No mês de outubro de 2015, foi realizada a primeira reunião do Consórcio Iberê em parceria com a Prefeitura Municipal de São Carlos, juntamente com a Coordenadora Municipal do Iberê, Gracieli Reiter Klaus, com os beneficiários do projeto, onde foi apresentada para a comunidade, informações sobre o projeto de preservação das matas ciliares, realizado no município de São Carlos. Neste mesmo encontro, foi repassado o objetivo desta nova etapa e os procedimentos para a realização dos trabalhos.

Foram realizadas as visitas de levantamento a campo junto aos 16 beneficiários, a situação das áreas a preservar, realizados registros fotográficos do início dos trabalhos levantamento do material necessário para preservar as áreas de cada propriedade, baseado no Kit Mata Ciliar – CASAN 2015 e o preenchimento dos documentos para adesão do projeto junto ao beneficiário, bem como os materiais a serem utilizados pelas famílias.

Além de promover o plantio de espécies nativas nas propriedades, onde a cobertura vegetal foi sendo suprimida ao longo dos anos, este projeto objetiva incentivar o uso sustentável dos recursos naturais; a prevenção e o controle da poluição dos cursos d’água; a promoção da educação ambiental nas comunidades e escolas.

O engajamento dos proprietários rurais é essencial para o sucesso deste projeto que acontece em três fases. Inicialmente é realizado um diagnóstico, onde são levantadas características específicas da região e elaborado um orçamento de custos previstos para a execução. Na segunda fase é implantado o projeto propriamente dito, com o plantio das mudas, buscando convênios e parcerias, priorizando as ações emergenciais identificadas no diagnóstico prévio. A terceira fase baseia-se na continuação das ações de preservação, como o monitoramento e a fiscalização.

Segundo Gracieli Reiter Klaus, Coordenadora Municipal do Iberê, nesse ano, serão 16 propriedades beneficiadas com material totalmente gratuito entre eles: Palanques, tramas, arame, haste de ancora, reservatórios de polietileno, catracas, bomba de água, mangueira e tubos, sendo que a entrega dar-se-a nas propriedades a partir do dia 30 de março de 2016. Nesse projeto, contamos com o apoio do Consórcio Iberê, Casan, e Prefeitura Municipal de São Carlos.



______________________________________________________

Fernando Heinen - Assessoria de Imprensa Prefeitura de São Carlos

  • Consórcio Iberê -

Veja também

RELATO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELO CONSÓRCIO IBERÊ NO MÊS JANEIRO DE 201611/02/16 • Organização de planilha de materiais do projeto mata ciliar – CASAN 2015 – para solicitação de cotação de preços no mercado; • Tomada de preços por telefone para cálculo de materiais do projeto mata ciliar – CASAN 2015 – elaboração de média de valores do mercado; • Ligações......
19 de setembro dia mundial da limpeza19/09/20          Este ano em decorrência da pandemia o dia Mundial da limpeza será num formato diferente, as ações serão de forma individuais em casa ou na empresa, cada um cuidando do seu quadrado para......
Municípios do Oeste buscam soluções sustentáveis para o lixo20/05/16 Prefeitos dos municípios que fazem parte do Consórcio Iberê se reuniram nesta semana no Gabinete do Prefeito de Chapecó, Luciano Buligon. O assunto em pauta foi a gestão dos resíduos sólidos urbanos nos sete......

Voltar para Notícias