Postado em 29 de Novembro de 2018 às 09h22

CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL

Notícias (69)



Em atividade organizada pelas Secretarias da Água e de Educação, juntamente com a EPAGRI, CASAN e o Consórcio IBERÊ, Alunos da EBM Fernando Machado realizam plantio de árvores às margens do Lajeado São José.

Na manhã desta quarta-feira (28), uma atividade realizada por duas secretarias municipais do governo de Cordilheira Alta, Da Água e De Educação, em parceria com a EPAGRI, CASAN e o CONSÓRCIO IBERÊ, ajudou a fortalecer a consciência ambiental de adolescentes, alunos do sétimo ano da Escola Básica Municipal Fernando Machado. Os alunos realizaram o plantio de mudas de árvores nativas em uma das margens do Lajeado São José, principal fonte de captação de água do município. A atividade faz parte do programa de preservação de matas ciliares do Iberê, um consórcio intermunicipal mantido pela CASAN e municípios associados, que desenvolve diversas ações ambientais, principalmente no que tange a proteção e preservação de rios e nascentes.

A inciativa partiu da Secretaria da Água de Cordilheira Alta e o Secretário da Pasta, Arduíno Nardino, fala sobre a importância de despertar a consciência ambiental nas crianças. “Nós sentimos todos os dias as dificuldades no tratamento da água lá na estação, por conta do lixo e do barro que muitas vezes é levado para os rios pela falta de vegetação adequada em suas margens. Este trabalho de preservar as matas ciliares é fundamental e é importante fazer com que as crianças desenvolvam estas atividades agora, nesta fase da vida, para que tomem mais consciência da necessidade da preservação e se tornem adultos que tenham isto como hábito”, comenta.

Segundo a Engª Agronoma da Epagri, Cliciana Bertoldi, “são doze anos que o programa de preservação de matas ciliares é desenvolvido no município, com mais de 40 propriedades atendidas. O programa tem toda uma preocupação com a continuidade das ações e nós da EPAGRI damos todo o suporte técnico, para que as árvores cresçam e as áreas sejam realmente recuperadas. Falando deste trabalho com as crianças, esta parceria da EPAGRI, CASAN, Iberê e governo municipal é fundamental, pois além de trabalhos como este que estamos realizando hoje, as crianças ainda desenvolvem nas propriedades dos pais, ações de sustentabilidade ambiental que elas aprendem na escola,” ressalta.

A Secretária de Educação, Katia Ana Di Domenico Cechin, também ressalta a importância do trabalho nas escolas. “Primeiramente tenho que parabenizar o empenho dos alunos e da direção da escola de Fernando Machado. Nosso processo pedagógico tem muito foco na educação ambiental, pois as crianças de hoje precisam se conscientizar que também é responsabilidade delas cuidar e preservar a natureza, como forma de preparar o mundo no qual viverão amanhã. Parabéns ao secretário da Água Arduíno Nardino pela iniciativa. A nossa secretaria é e sempre será sempre parceira de ações como esta”,

Para o prefeito Carlos Alberto Tozzo, que também é presidente do CONSÓRCIO IBERÊ, é fundamental o município estar engajado em ações como esta. “Cordilheira Alta sempre é muito envolvida com os trabalhos do IBERÊ, tanto que eu já sou o terceiro prefeito a presidir o consórcio. Tivemos antes de mim, os saudosos Alceu Mazzioni e Ribamar Assonaglio, ambos que infelizmente já não estão mais entre nós, mas sempre se preocuparam muito com as questões ambientais, então darmos continuidade a este trabalho é até uma forma de horar a memória destes dois líderes. A preservação da natureza e principalmente da água, é uma questão de sobrevivência e o melhor caminho, sem dúvida nenhuma, é educar nossas crianças de forma diferenciada para que sejam adultos mais conscientes. Parabéns a toda a equipe envolvida no projeto”, finaliza.


fonte: https://www.pmcordi.sc.gov.br/noticias/index/ver/codMapaItem/8135/codNoticia/526122

  • Consórcio Iberê -
  • Consórcio Iberê -
  • Consórcio Iberê -
  • Consórcio Iberê -
  • Consórcio Iberê -
  • Consórcio Iberê -

Veja também

PALESTRA SOBRE MEIO AMBIENTE REÚNE CENTENA DE ALUNOS 09/06/17 Aconteceu na tarde da quarta-feira dia 07 de junho, no auditório do Instituto Federal de Santa Catarina– IFSC – de São Carlos mais um evento alusivo a semana do meio ambiente. Promovido pela a Epagri e Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, o evento teve início as 14 horas e contou com a presença de autoridades locais no momento de sua abertura. Dentre as......

Voltar para Notícias